Qualidade Prato Fino

Atualmente temos dois Programas de Qualidade voltados para a segurança do alimento, são eles o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e o BPF (Boas Práticas de Fabricação), que avaliam os possíveis riscos de contaminação e determinam procedimentos e pontos de controle para eliminação de todo o perigo físico, químico e biológico.

Melhor clima e solo

Tudo começa com nossa localização geográfica: atuamos numa região que possui as condições ideais de clima e solo, uma das melhores regiões do mundo para o plantio do arroz irrigado. A empresa se localiza na cidade de São Borja, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, divisa do Brasil com a Argentina.

“Se temos uma das melhores matérias-primas do Mundo, oriundas da região e dos produtores parceiros, então devemos nos comprometer em proporcionar ao consumidor o melhor produto que possa adquirir para alimentar sua família”.

Melhores sementes

Nosso processo de qualidade começa no preparo e escolha das sementes, sempre prezamos pelas mais nobres e melhores variedades. Nesse procedimento são embaladas apenas as sementes 100% puras.

Responsabilidade na produção

Antes mesmo do plantio já nos preocupamos com a qualidade no momento em que fizemos uma parceria com o produtor. Nosso principal requisito é o zelo por uma ótima produção, desde o plantio e colheita até a entrega da matéria-prima.

Avaliação constante

A fim de termos um produto uniforme o ano todo, trabalhamos somente com variedades nobres de arroz. Adotamos rigoroso controle no processo de produção para assegurar a qualidade e segurança do produto que comercializamos. Toda matéria-prima recebida passa por avaliações e testagens constantes.

A cada carga de matéria-prima recebida passa por uma minuciosa análise pelo Laboratório de Recebimento, garantindo o recebimento das mais nobres variedades, após essa avaliação as cargas são encaminhadas para secagem e armazenagem conforme suas variedades

Logo após temos o processo de secagem, em que o grão tem sua temperatura e umidade controladas e monitoradas 24 horas por dia.

Depois o arroz é acondicionado nos silos de armazenagem, onde eles são novamente testados durante todo o tempo de estocagem.

Durante todo o período de produção são feitas avaliações sensoriais por parte do Departamento de Qualidade, para verificar se todo o arroz estará dentro dos padrões da empresa. São avaliados a soltabilidade do grão (arroz soltinho), coloração, cheiro e a padronização dos grãos.

Após o arroz passar por todos os processos e ser embalado, ainda temos a avaliação de lote feita antes do produto sair para transporte.

Já com produto fora da empresa, nossa preocupação continua. Em conformidade com os padrões de Alimentos Seguros procuramos orientar os estabelecimentos sobre as condições recomendadas de armazenagem, evitando a contaminação e garantindo um produto íntegro e seguro.

Tecnologia no beneficiamento

Ao longo de nossa história nos mantemos atualizados, acompanhando o ritmo da evolução tecnológica e modernizando sempre nossas linhas de produção. Assim garantimos que todos os produtos da linha Prato Fino possuam um elevado padrão qualidade que os diferencia das demais marcas.

Implementamos a mais alta tecnologia possível no beneficiamento dos grãos. Sem a adição de produtos químicos, onde os melhores grãos são selecionados eletronicamente. Qualquer matéria estranha ou sujidade presente na matéria-prima são removidas durante as etapas de processamento, garantindo um produto saudável e seguro.

O beneficiamento tem 8 fases por qual o grão é submetido, são elas; descascamento, separação densimétrica, brunimento, polimento, classificação por tamanho, classificação por cores, polimento final.

Nestas etapas são eliminados os grãos desuniformes, grãos muito finos ou muito largos, grãos quebrados, grãos com coloração fora de padrão e grãos muito leves ou muito pesados.

Nossa meta é excelência

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento possui uma normativa chamada Regulamento Técnico do Arroz. Essa normativa estipula o padrão oficial de classificação do arroz, além de requisitos de identidade, amostragem e qualidade. Ela define a porcentagem permitida de grãos quebrados de cada tipo de arroz. Porém, nós trabalhamos para ir além dessa normativa, temos como meta zerar a quantidade de grãos quebrados dentro do pacote. Nos comprometemos sempre em aprimorar nossos processos para garantir 100% de grãos inteiros dentro do pacote.

“Não podemos afirmar que zeramos os grãos quebrados porque não há tecnologia no mundo que garanta 100%, mas que estamos batendo na trave estamos.” Gerente Industrial João Julião.

“Desde o primeiro dia nós temos que fazer o melhor arroz que nós pudermos.”

Temos o constante desafio de promover práticas de desenvolvimento do nosso padrão de qualidade, garantindo uma alimentação saudável e respeitando o nosso consumidor.

Investir na mais avançada tecnologia de produção aliada à melhor matéria-prima, é a receita certa para levar aos consumidores produtos de alta qualidade.

Foco na inovação e o domínio do que há de mais moderno e eficiente em termos de beneficiamento de arroz, faz parte da nossa tradição desde a fundação. É com base neste conceito que possuímos a planta industrial de beneficiamento de arroz mais moderna da América Latina. Nossa grande capacidade de armazenagem de grãos garante o abastecimento do consumidor durante todo o ano.

Acreditamos que o campo é um lugar cheio de energia, afinal é da terra que a semente cresce, se transforma em plantação, alimento e nutrição. Pois o resultado de todo nosso esforço, empenho, tecnologia e carinho que colocamos em cada pacote é visto na mesa do consumidor. Arroz sempre soltinho, com excelência, saboroso e nutritivo.

Por que agora você já sabe: Existe arroz. E existe Prato Fino.